Expedição Overlander 4×4 – Puna Argentina, de 21/11 a 06/12.

0
2042

VAGAS: 5

A TRILHA

Saída: 21/11/2024
Chegada: 06/12/2024

Dificuldade:
Nível 1 - Básico

Investimento:
R$ 3.000,00 por 4x4

Sobre a Trilha

Na próxima primavera iremos percorrer de carro uma incrível região andina na Puna entre Salta, Catamarca e La Rioja na Argentina. Viajaremos no estilo mais livre possível, isto é, acampando em locais isolados e com belezas naturais deslumbrantes. Nesta expedição com a paisagens de inúmeras altas montanhas acima dos 6000 metros atravessaremos desertos, salares e quebradas.

Informações básicas:
Quando: De 21/11 a 06/12/2024 (16 dias).
Locais para o encontro: Curitiba PR, Dionísio Cerqueira SC ou Corrientes na Argentina.
Vagas: 5 Carros. Há possibilidade de caronas (consulte-nos).
Distância total prevista: 6.669 km

Requisitos para participar:
1. Destinada a veículos originais de fábrica ou modificados. Veículo 4×4 com reduzida, pneus A/T ou MUD e manutenção em dia.
2. Material de camping (barraca, saco de dormir para -10 ºC, isolante térmico e fogareiro).
3. Passaporte válido ou documento RG com no máximo 10 anos.

Perfil da expedição:
Nenhuma experiência prévia é exigida, mas é necessário ter um “espírito livre”. É preciso ter consciência das dificuldades e benefícios deste tipo de viagem. Estaremos em constante movimento, podendo surgir situações inesperadas. Assim antes de decidir ir avalie os seguintes aspectos:
• Períodos de deslocamentos longos.
• Longos períodos sem comunicação.
• Grandes amplitudes térmicas e de altitude.
• Pouca ou nenhuma infraestrutura (banheiros, restaurantes, supermercados).

Se após avaliar isso e tiver certeza que dá pra encarar. Garantimos:
• Paisagens cinematográficas.
• As mais incríveis noites estreladas.
• Muita amizade, parceria e cumplicidade.
• Experiências únicas de expedição remota em comboio.

A expedição:
Iremos a locais de grande altitude com pouca ou nenhuma estrutura turística. Para nossa segurança faremos um processo de aclimatação gradual para a hipóxia (baixa pressão atmosférica).
Do mesmo modo, destacamos que não se trata de um pacote turístico convencional. Estamos propondo compartilhar a experiência de uma verdadeira expedição. Sendo assim, mesmo com um planejamento e cronograma, estaremos suscetíveis as surpresas da estrada, as vezes pode ser um imprevisto climático ou mecânico.
Quem for, deve estar ciente dessas possibilidades. A expedição criará seu próprio ritmo, terá sua própria dinâmica, e nisso consiste a beleza das grandes viagens por terra.

Os carros:
Para participar será necessário que o veículo seja 4×4 com reduzida, tenha pneus A/T ou MUD e esteja com a manutenção em dia. A expedição percorrerá estradas/trilhas leves a moderadas em 4×4. Viajaremos sempre na velocidade do mais lento.

Acampamentos:
Viajar acampando é a melhor forma de visitar essa região. Acampamentos não exigem reservas, nos dá uma flexibilidade que é simplesmente impossível se tivermos compromissos com datas rígidas e reservas em hotéis. Acampando também temos o contato mais profundo com a natureza e uns com os outros. O grupo rapidamente se conhece e os laços de cooperação para o andamento da expedição se formam. As refeições seguem o mesmo espírito, sem horários rígidos e muita culinária de acampamento.

Reserva da vaga (obrigatória):
Acima nesta página no botão RESERVE JÁ. Há vagas.
Após a reserva realize o pagamento para garantir a vaga e envie o comprovante para o WhatsApp (55984071646).

Valores por carro: Máximo de 4 pessoas por carro. Há possibilidade de caronas.
R$ 3.000,00 via transferência bancária ou via PIX CNPJ: 14.420.713/0001-19
Entrada de 30% e o restante poderá ser parcelado até o começo do evento.

Está incluso
:
• Condução em roteiro exclusivo.
• Auxílio com a documentação necessária.
• Segurança de um rastreador via Garmin Inreach.
• Fotos digitais do evento com câmera profissional.
• Comunicação via rádio VHF ou UHF. Um por carro.
• Internet Starlink nos acampamentos ao lado do carro.

Não está incluso:
• Carta Verde
• Hospedagens de qualquer tipo.
• Qualquer despesa com o veículo.
• Equipamentos e vestuário de uso pessoal.
• Alimentação e água por todo período do evento.
• Seguro do veículo que inclui despesas e responsabilidades decorrentes de acidentes/furto/roubo no período do evento. Quer sejam de responsabilidade do participante inscrito ou de terceiros.
• Qualquer despesa com o carro durante a viagem: combustível, pedágios, estacionamentos, manutenção/conserto do veículo e peças (no caso em que o veículo fica impossibilitado de continuar).

Dúvidas e informações:
@clubetrekking no Instagram
Facebook do Clube Trekking
E-mail: trilhas@clubetrekking.com.br
Telefone: 55 98407 1646 (WhatsApp)

O que levar

Manutenção preventiva recomendada para esta viagem:
• Engraxar cruzetas.
• Manutenção do motor de partida.
• Direção hidráulica: não ter ruídos estranhos.
• Pneus A/T ou MUD em boas a ótimas condições.
• Fazer teste da bateria para ver qual a porcentagem de vida útil.
• Trocar o filtro de óleo e o óleo por um mais fino tipo 0w30 ou 5w30.
• Verificar correias, tensores da correia dentada e correia de acessórios.
• Se necessário realizar a limpeza de bicos injetores em carros a gasolina.
• Conferir o sistema de freio: flexíveis, pastilhas, tambor (se houver) e fluído.
• Verificar filtros de ar do motor, filtro de combustível e pré filtro de combustível.
• Fazer geometria da suspensão, rodizio e se necessário o balanceamento dos pneus.
• Verificar velas de ignição, cabos e alternador (se esta carregando 100%). Na linha diesel verificar velas aquecedoras.
• Revisar a suspensão: amortecedores, pivôs, terminais de direção, barra axial, braços,  buchas da barra estabilizadora e embuchamentos.
• Veículos manuais: conferir sistema de embreagem.
• Automático: conferir óleo do câmbio, se está em ótimo funcionamento, sem vibrações e efetuando as trocas de marchas corretamente.
• Fluído de arrefecimento de boa qualidade das marcas motul, paraflu, kobe, tireno ou visconde. Mínimo 50% de fluido e o restante com água desmineralizada, conferir a válvula termostática e a embreagem viscosa. Conferir mangueira do radiador.
• Sistema de tração dianteira, examinar se tem folgas ou estalos, conferir óleo, em sistema automático de engate 4×4 tipo Mitsubishi conferir o sistema a vácuo se esta ok. Em sistemas elétricos se engata sem fazer barulhos ou erros. Para sistema manual ver se as rodas livres estão 100%. Tração traseira conferir óleo e ver desgastes de coroa, pinhão e conjunto de planetárias.

Veículo:
2 Triângulos de sinalização
1 Extintor de incêndio dentro da validade
Galões para até 60 litros de combustível extra
1 Par de lâmpadas sobressalentes para os faróis

VESTUÁRIO
Tronco:
1 Jaqueta com enchimento sintético ou de pluma
2 Blusas de manga curta ou longas com tecido sintético
1 Jaqueta de Fleece ou Polartec para ser usada como segunda camada

Cabeça:
1 Óculos de sol
1 Gorro de fleece
2 Bandanas e 1 boné/viseira
1 Lanterna de cabeça com mais de 50 lúmens e conjunto de pilhas sobressalentes

Mãos:
1 par de luvas para frio

Pés:
3 pares de meia de cano médio/longo
1 par de chinelos/crocs para os acampamentos
1 par de tênis de caminhada para os demais dias

Pernas:
2 Bermudas
1 Calça de fleece
1 Calça de caminhada

CAMPING/COZINHA:
1 Cadeira
1 Canivete
1 Fogareiro, 1 panela, 1 colher e 1 xícara
1 Saco de dormir para conforto de -10 ºC
2 Cartuchos de gás de 230 gramas ou 1 cartucho de gás de 450 gramas
2 Isolantes térmicos (1 inflável e outro de espuma/EVA de ao menos 8 mm)
1 Caixa térmica para os alimentos que compraremos nos mercados durante a viagem
1 Barraca com varetas de alumínio e cordeletes com 1 metro de comprimento em cada ponto de ancoragem (por vezes não será possível especar no solo). Pode-se utilizar barraca no teto do veículo.

OUTROS:
1 Kit pessoal de remédios
Material de higiene pessoal
1 Bepantol para face e lábios
1 Câmera fotográfica (opcional)
1 Mochila pequena para as trilhas
1 Protetor solar com pelo menos 60 FPS

Informações técnicas

Itinerário com as distâncias de viagem:
Dia 1 – Curitiba x Posadas (867 km).
Encontro em Curitiba pela manhã. Deslocamento em comboio até Dionísio Cerqueira SC para entrar na Argentina (possibilidade de encontro). Pernoite em hotel ou camping estruturado em Posadas (Camping El Lago).

Dia 2 – Posadas x San José de Metán (1048 km).
Deslocamento em comboio via Corrientes (possibilidade de encontro), passando pelo Chaco Argentino , até a cidade de San José de Metán. Pernoite em hotel ou camping estruturado (Camping Municipal).

Dia 3 – San José de Metán x Salta x Campo Quijano (227 km e 1540 m de altitude).
Deslocamento em comboio via o embase Cabra Corral até Salta. Visita ao museu de Arqueologia de Alta Montanha. Após o almoço faremos compras de alimentação, água e combustível para a Puna do Atacama. Pernoite em hotel ou no camping municipal de Campo Quijano (camping estruturado).

Dia 4 – Campo Quijano x Santa Rosa de Tastil (73 km e 3100 m de altitude).
Inicio do processo de aclimatação. A tarde visitas as ruínas de Tastil e ao Museu de Costumes e Geologia. Pernoite na praça do povoado (camping selvagem).

Dia 5 – Tastil x San Antonio de los Cobres (130 km e 3750 m de altitude).
Visita ao Paso mais alto da Argentina, Abra el Acay com 4895 m de altitude. A tarde faremos o abastecimento em San Antonio de los Cobres. Pernoite em hotel ou na zona rural da cidade (camping selvagem).

Dia 6 – San Antonio de los Cobres x Taca Taca (255 km e 3480 m de altitude).
Pela manhã passaremos no Paso Abra Gallo com 4812 m de altitude e depois Santa Rosa de los Pastos Grandes. A tarde visitaremos o Salar de Pocitos, Deserto del Diablo e o Ojo de Mar em Tolar Grande. Nosso camping selvagem será na antiga Mina Taca Taca no Salar de Arizaro.

Dia 7 – Taca Taca x Llullaillaco (146 km e 4360 m de altitude).
Nosso percurso 4×4 é paralelo a linha do trem de Las Nubles passando pelas estações de Caipe e Chuculaqui. Visita ao acampamento base do Llullaillaco, a quinta mais alta dos Andes com 6752 metros de altitude. Nosso camping selvagem será próximo do acampamento base do Llullaillaco.

Dia 8 – Llullaillaco x Antofalla (188 km e 3400 m de altitude).
Nosso percurso 4×4 passará pelo trilha real Inca (Qhapaq Ñan), Salar de Llullaillaco, Mina La Casualidad, Salar Rio Grande, base do Vulcão Antofalla 6464 m e Salar de Antofalla. Pernoite em pousada familiar em Antofalla ou camping selvagem próximo do povoado de Antofalla.

Dia 9 – Antofalla x Laguna Blanca (213 km e 3340 m de altitude).
Percurso 4×4 até a cidade de Antofagasta de La Sierra passando pela Vega Colorado, Quebrada de Colallaste e Laguna Colorada. Na cidade faremos a compra de combustível e alimentação. Por estrada passaremos pelo campo de lava do Vulcão Alumbrera, Vulcão Antofagasta, Vulcão Carachi Pampa, povoado de El Peñon, Pasto Ventura e o povoado de Laguna Blanca. Pernoite na Hosteria Laguna Blanca ou camping selvagem na margem da Laguna Blanca.

Dia 10 – Laguna Blanca x Paso San Buenaventura (164 km e 3710 m de altitude).
Estrada entre Laguna Blanca até El Peñon. Percurso 4×4 entre El Penõn até o Paso San Buenaventura passando e pelo Campo de Pedra Pomez. Nosso camping selvagem será na Terma de Hornos próximo ao Paso San Buenaventura.

Dia 11 – Paso San Buenaventura x Fiambalá (123 km e 1540 m de altitude).
Percurso 4×4 entre o Paso San Buenaventura passando dezenas de vezes pelo rio Las Papas até Palo Blanco. Compra de alimentação e combustível em Fiambalá. Pernoite em hotel ou no camping El Paraíso (camping estruturado).

Dia 12 – Fiambalá x Paso Pircas Negras (301 km e 4050 m de altitude).
Asfalto entre Fiambalá até próximo do hotel Cortaderas passando pelo Cânion do Índio e Quebrada las Angosturas. O restante do caminho será 4×4 passando pela Laguna de los Aparejos, Laguna Celeste, Balcon del Pissis, Laguna Verde, Vuelta al Pissis, El Volcancito e aduana de Pircas Negras. Vista de diversas montanhas entre as 10 mais altas dos Andes como o Ojos del Salado 6893 m, Pissis 6795 m, Bonete Chico 6759 m, Tres Cruces Sur 6749 m e Walther Penck 6670 m. Nosso camping selvagem será próximo da aduana de Barrancas Blancas.

Dia 13 – Paso Pircas Negras x Refúgio del Peñon (156 km e 3600 m de altitude).
Deslocamento pela RN 76 até próximo ao refúgio Veladero. Fantástico 4×4 até a cratera Corona del Inca. No retorno passaremos pelos refúgios Destapado e Mulas Muertas, bem como pela belíssima Laguna Brava. Nosso camping selvagem será no Refúgio del Peñon.

Dia 14 – Refúgio del Peñon x Marull (863 km).
Belo trajeto descendo pela Quebrada de La Troya até o Parque Nacional Talampaya. Deslocamento até a cidade de Marull, pernoite em hotel ou no balneário municipal (camping selvagem).

Dia 15 – Marull x Posadas (1045 km).
Deslocamento passando por Santa Fé e Paso de Los Libres até Posadas. Pernoite em hotel ou no camping El Lago (camping estruturado).

Dia 16 – Posadas x Curitiba (870 km).
Deslocamento em comboio passando por Dionísio Cerqueira SC para entrar no Brasil. Término da viagem em Curitiba PR.

A maior parte dos pernoites desta expedição serão realizados em camping selvagens, alguns em camping estruturados ou em pousadas/hotéis.
Camping selvagem
: Não possui nenhum tipo de estrutura. Será necessário levar tudo (inclusive água potável).
Camping estruturado: Possuí chuveiros com água quente, pias, banheiros, churrasqueiras, água potável, há mercados próximos e outras comodidades.
Hotel ou pousada: Possui toda estrutura necessária. Além das hospedagens que constam no descritivo, poderemos pernoitar nestes quando não houver a possibilidade de camping.

Outras informações

Guia desta expedição 4×4:

Tiago Korb
Guia há 17 anos.
Montanhista desde 2001.
Conduziu até hoje 1477 eventos.
Guiou 45 cumes andinos acima dos 6000 metros.
Mais de 250 travessias realizadas no Brasil, Chile e Argentina.
Proprietário do Clube Trekking Santa Maria e da Loja Bota na Trilha.

Regulamento do evento:
1. Este evento será realizado com grupo mínimo de 2 carros e no máximo 5 carros. Em cada veículo somente poderão viajar até o máximo de 4 pessoas.
2. Conforme condições climáticas, rendimento do grupo e outros motivos de força maior, o percurso das trilhas poderá ser alterado. Seja para a segurança de todos ou para manter o horário do retorno.
3. Política de cancelamento ou desitência: https://clubetrekking.com.br/dicas-e-tecnicas/cancelamento-desistencia/


Deixe seu comentário: