957ª Trilha: Travessia TransIbitiraquire PR.

Saída: 20/07/2018
Chegada: 24/07/2018

Nível 10 - Avançado

Quando: de 20 a 24/07/2018.
Distância total: 52,619 Km a pé, distância aferida por GPS.
Vagas: limitadas em 4 vagas para clientes.
Encontro: em Curitiba PR no dia 20/07 às 06:00.
Nível do trekking: avançado (bastante exigente fisicamente e com exposição a altura).

Requisitos para o trekking:
1. ter um ótimo condicionamento físico e não ter problemas de saúde que interfiram no seu rendimento físico;
2. possuir boa experiência em trekking de quatro ou mais dias;
3. ser capaz de levar em sua mochila cargueira de no máximo 50 litros de capacidade, o máximo de 12 Kg totais (mulheres) e de 15 Kg totais (homens);
4. usar barraca três estações com varetas de duralumínio ou fibra de carbono e pesando no máximo 2 Kg;
5. anoraque impermeável e respirável com capuz;
6. usar saco de dormir com certificação européia EN 13537, com temperatura de conforto de 0 ºC, ou com temperatura extrema de pelo menos -9 ºC e isolante térmico compatível;
7. calçado confortável, previamente amaciado, robusto e confiável;
8. não ter fobia de altura (há várias vias ferratas, cordas/correntes e barrancos com exposição a altura).

Percurso do trekking com 14 cumes no sentido Marco 22 x Fazenda Rio das Pedras:
1º dia: Marco 22, Cachoeira Mãe Catira, Diabásio, Garganta 235 e Colina Verde (12,451 Km a pé no dia);
2º dia: Pico Ciririca, Pico Sirizinho, Pico Siri, Pico Cerro Verde e Pico Itapiroca (10,840 Km a pé no dia);
3º dia: Pico Camelos, Pico Paraná, União e Pico Ibitirati (11,522 Km a pé no dia);
4º dia: Pico Caratuva, Pico Taipabuçu, Pico Ferraria, Pico Ferreiro (10,677 Km a pé no dia);
5º dia: Pico Guaricana e término na Fazenda Rio das Pedras (7,129 Km a pé no dia).

Valores:
R$ 750,00 à vista via depósito/transferência Banco do Brasil ou boleto bancário.
R$ 833,33 via opão PagSeguro (cartão de crédito em até seis vezes sem cobrança de juros).

Esta incluso: um condutor especializado, transporte de ida e retorno a partir de Curitiba PR, rastreamento com segurança via SPOT Gen 3, fotos do evento com câmera profissional (com tempo bom), consultoria técnica (equipamentos, vestuário, dicas gerais e informações sobre o percurso), kit de primeiros socorros, e até 15% de desconto para compras de produtos na loja Bota na Trilha.
Não esta incluso: alimentação durante o evento, equipamentos ou vestuário de uso pessoal, resgate no Marco 22 ou fazenda do Bolinha ou fazenda Pico Paraná em caso de abandono, telefonemas e qualquer outro gasto pessoal.

Telefones: 55 3317 3400 – 55 98407 1646 (oi e whatsapp) – 55 99692 6796 (vivo).

1. O organizador avisará todos participantes sobre a confirmação ou não da trilha até às 22:00 da quarta-feira 18/07 (via e-mail cadastrado no site Bota na Trilha). Caso não receba o e-mail verifique o spam do seu e-mail ou entre em contato via e-mail/telefone. Em caso de cancelamento do evento entrarei em contato via e-mail para devolução do valor pago.
2. Conforme condições climáticas, rendimento do grupo e outros motivos de força maior, o percurso da travessia poderá ser alterado. Seja para a segurança de todos ou para manter o horário do retorno.
3. Somente aceitaremos cancelamento via e-mail ou telefone até no máximo às 20:00 da sexta-feira 13/07 com devolução do valor pago. Em caso de desistência após o período citado não haverá ressarcimento do valor a menos que o evento seja cancelado. Após o dia 13/07 o participante poderá repassar a vaga a outra pessoa, desde que ela tenha os pré requisitos para participar do evento.
4. As atividades do Clube Trekking Santa Maria são do tipo trekking, ou seja, são caminhadas pesadas em ambientes naturais (não é passeio). Não é uma atividade física recomendada para pessoas com obesidade, problemas cardíacos, lesões nos joelhos/articulações, diabetes, osteoporose e outras doenças graves. Por se tratar de um esporte de aventura o participante esta exposto à riscos, tais como: quedas ocasionadas em locais escorregadios ou aclives/declives acentuados, picadas de insetos ou animais peçonhentos, mordida de cachorro, arranhões, alergias devido a flora e fauna, afogamento, hipotermia ou hipertermia dependendo das condições climáticas, etc. Portanto, é necessário atenção e seguir à risca as informações que o condutor repassar sobre a segurança no local. Verifique sempre se seu condicionamento físico é compatível com o nível do evento.

UM DOS TREKKING ENTRE MONTANHAS MAIS DIFÍCEIS DO PAÍS!
Travessia na Serra do Ibitiraquire PR - Clube Trekking Santa Maria RS_24
Travessia na Serra do Ibitiraquire PR - Clube Trekking Santa Maria RS_1
Travessia Marco 22 x Bairro Alto é com o Clube Trekking Santa Maria RS 02

1. barraca três estações com varetas de duralumínio ou fibra de carbono e pesando no máximo 2,0 Kg;
  2. mochila semi cargueira ou cargueira com barrigueira adequada ao transporte de peso;
  3. saco de dormir com certificação européia EN 13537, com temperatura de conforto de 0 ºC, temperatura extrema de pelo menos -9 ºC;
  4. isolante térmico adequado a temperatura noturna;
  5. anoraque impermeável e respirável com capuz;
  6. vestuário adequado a prática esportiva e ao clima no período;
  7. se desejar refeições quentes leve fogareiro, cartucho de gás, panela e utensílios.

Visão da travessia no Google Earth e altimetria da travessia: aclive acumulado de 6388 metros e declive acumulado de 6233 metros (segundo programa BaseCamp Garmin), portanto, trekking com elevadíssima subida e descida acumuladas.

Ponto de menor elevação: 570 metros de altitude. Ponto de maior elevação: 1877 metros de altitude. Altitude média: 1306 metros.
Inclinação máxima de aclive 50,8%. Inclinação máxima de declive -56,5%.
Média de inclinação aclive/declive: 17,6% e -18,3% respectivamente.