1447ª Trilha: 3 Cachoeiras do Rincão Itaimbé – São Martinho da Serra RS. Segunda-feira 25/12, às 13:30.

Saída: 25/12/2023
Chegada: 25/12/2023

Encontro em Santa Maria RS: Até às 12:30 na avenida Rio Branco com rua dos Andradas, no canteiro central defronte ao Carrefour.
Encontro em São Martinho da Serra RS: Até às 13:30 defronte a defronte a igreja matriz.
Distância total: 7,741 km a pé, distância aferida por GPSMap 66i Garmin.
Nível da trilha: Básico 5, indicada para iniciantes com boa condição física.
Índice UV: 12 (Extremo), use filtro solar.
Exposição ao sol: entre 25% a 50% do percurso.

Sistema de caronas para a ida a São Martinho da Serra e retorno a Santa Maria:
Participantes com carro: Avise na reserva da vaga sobre quantas vagas há no seu veículo para caronas. Distância total da viagem é de 48,2 km (ida e retorno). Os veículos ficarão estacionados dentro de uma propriedade particular.
Participantes sem carro: Antes de efetuar a reserva consulte-nos sobre a disponibilidade de caronas. Recomendamos o pagamento de R$ 9,00 ao motorista para cobrir as despesas com o combustível da ida e retorno.

Reserva da vaga (obrigatória): Vagas esgotadas!

Inclui: Liderança do Tiago Korb, seguro individual durante a atividade, fotos digitais da atividade feitas com câmera profissional, rastreamento seguro via Garmin Inreach e kit de primeiros socorros.
Não inclui: Deslocamentos de carro/moto e qualquer outro gasto pessoal.

1. O organizador avisará via WhatsApp todos participantes que efetuaram o pagamento sobre a confirmação ou não da trilha até às 11:00 da segunda-feira 25/12.
2. Somente aceitaremos cancelamento via WhatsApp até no máximo às 12:30 da quinta-feira 21/12 com devolução do valor pago via PIX. Em caso de desistência após o período citado não há devolução do valor pago.
3. Conforme condições climáticas, rendimento do grupo e outros motivos de força maior, o percurso da trilha poderá ser alterado. Seja para a segurança de todos ou para manter o horário do retorno. Essa trilha poderá ser realizada com chuva.
4. As atividades do Clube Trekking Santa Maria são do tipo trekking, ou seja, são caminhadas pesadas em ambientes naturais (não é passeio). Não é uma atividade física recomendada para pessoas com obesidade, problemas cardíacos, lesões nos joelhos/articulações, diabetes, osteoporose e outras doenças graves. Por se tratar de um esporte de aventura o participante esta exposto à riscos, tais como: quedas ocasionadas em locais escorregadios ou aclives/declives acentuados, picadas de insetos ou animais peçonhentos, mordida de cachorro, arranhões, alergias devido a flora e fauna, afogamento, hipotermia ou hipertermia dependendo das condições climáticas, etc. Portanto, é necessário atenção e seguir à risca as informações que o condutor repassar sobre a segurança no local. Verifique sempre se seu condicionamento físico é compatível com o nível do evento.
5. É proibido durante a atividade o uso de cigarro, álcool, substâncias ilícitas e som de celular/caixas de som.

Telefones: 55 3317 3400 – 55 98407 1646 (WhatsApp)

CACHOEIRAS DO MOINHO, LEÃO E FERRARI – SÃO MARTINHO DA SERRA RS.

Fotos meramente ilustrativas.

Lanche
Vestuário: use roupas esportivas de secagem rápida e de cores claras, pois andaremos em locais expostos ao sol. Proteja-se com boné ou chapéu, e óculos escuros com proteção UVA e UVB. Use preferencialmente meias de cano médio ou alto para evitar machucados nos tornozelos. Leve um agasalho para o retorno. Por precaução sempre leve um anoraque (jaqueta impermeável/respirável).
Mochila: utilize uma adequada aos seus pertences, preferencialmente com alças de ombros largas e se possível com barrigueira e capa de chuva. Leve um repelente contra mosquitos.

Água: recomendo levar pelo menos 1,5 litro em garrafas próprias para atividade física. Pode-se utilizar sistemas de hidratação já que eles são mais práticos durante a atividade física.

Altimetria: aclive acumulado de 354 metros e declive acumulado de 354 metros, portanto, trekking com moderada subida acumulada e descida acumulada, recomendo o uso de bastões de trekking.
altimetria

Ponto de menor elevação: 226 metros de altitude. Ponto de maior elevação: 464 metros de altitude. Altitude média: 382 metros.
Inclinação máxima de aclive 36,5%. Inclinação máxima de declive -37,7%.
Média de inclinação aclive/declive: 7,8% e -7,8% respectivamente.

Condutor desta trilha:

Guiou 19 cumes andinos diferentes acima dos 6000 metros:
Aconcágua (6962m pela rota 360º),
Ojos del Salado (6893m – 3x), Pissis (6795m – 3x), Mercedário (6720m – 2x), San Francisco (6018m – 5x), Fraile (6061m – 2x), Barrancas Blancas (6119m),
Vicuñas (6067m), Peñas Blancas (6037 – 3x), Ermitaño (6146m – 2x), Nevado Famatina (6115m), Bonete Chico (6759m), Aracar (6095m), Quehuar (6140m – 2x),
Llullallaico (6752m), Antofalla (6440m), Laguna Blanca (6018m), Solo (6205 m) e Copiapó (6052 m – 2x).
Por exemplo a Alfa Crucis Express, 10 Transmantiqueiras, Transcânions e das 160 cachoeiras.