Cânion da Piruva – Júlio de Castilhos RS. Domingo 15/12, às 09:40.‏‏ ‏‏

Saída: 15/12/2019
Chegada: 15/12/2019

Informações:
Horários: saída às 09:40 e retorno a partir das 18:30 (a partir de Val de Serra – Júlio de Castilhos RS).
Local do encontro em Santa Maria: avenida Rio Branco com esquina da rua dos Andradas (no canteiro central na frente da casinha).
Distância total: 11,899 Km a pé, distância aferida por GPS.
Nível da trilha: intermediário 6, o interessado somente poderá participar se souber nadar muito bem ou usar colete salva vida.
Índice UV: 13 (Extremo), use filtro solar.
Exposição ao sol: entre 50% e 75% do percurso.

Observações importantes para o participante:
É obrigatório saber nadar muito bem ou usar colete salva vida (neste caso, o participante deverá levar seu próprio colete).
► Cabe somente ao organizador o cancelamento ou alteração do evento se as condições climáticas não permitirem a sua realização. Informações sobre a alteração estão no regulamento do evento.

Sistema de caronas para a ida a Val de Serra e retorno a Santa Maria:
Participantes com carro: avise na reserva da vaga sobre quantas vagas há no seu veículo para caronas. Distância total da viagem é de 82 Km (ida e retorno). Os veículos ficarão estacionados dentro de uma propriedade particular.
Participantes sem carro: antes de efetuar o pagamento consulte-nos sobre a disponibilidade de caronas. Recomendamos o pagamento de R$ 12,00 ao motorista para cobrir as despesas com o combustível da ida e retorno.

Reserva da vaga (indisponível): VAGAS ESGOTADAS.

Pagamento antecipado: informações serão repassadas posteriormente via e-mail cadastrado na reserva.

Inclui: condução da atividade, taxa de visitação a propriedade, fotos digitais da atividade feitas por câmera profissional, segurança via rastreador SPOT Gen 3 e kit de primeiros socorros.
Não inclui: deslocamento de ônibus/veículo e qualquer outro gasto pessoal.

1. O organizador avisará todos participantes sobre a confirmação ou não da trilha até às 23:00 do sábado 14/12 (via e-mail cadastrado na reserva da vaga). Caso não receba o e-mail verifique o spam do seu e-mail ou entre em contato via e-mail/telefone.
2. Para o participante que já pagou a trilha antecipadamente, somente aceitaremos cancelamento via e-mail ou whatsapp até no máximo às 10:00 do sábado 14/12 com devolução do valor pago em crédito para compra de outra trilha. Em caso de desistência após o período citado não há devolução do valor pago ou devolução.
3. Conforme condições climáticas, rendimento do grupo e outros motivos de força maior, o percurso da trilha poderá ser alterado. Seja para a segurança de todos ou para manter o horário do retorno.
4. As atividades do Clube Trekking Santa Maria são do tipo trekking, ou seja, são caminhadas pesadas em ambientes naturais (não é passeio). Não é uma atividade física recomendada para pessoas com obesidade, problemas cardíacos, lesões nos joelhos/articulações, diabetes, osteoporose e outras doenças graves. Por se tratar de um esporte de aventura o participante esta exposto à riscos, tais como: quedas ocasionadas em locais escorregadios ou aclives/declives acentuados, picadas de insetos ou animais peçonhentos, mordida de cachorro, arranhões, alergias devido a flora e fauna, afogamento, hipotermia ou hipertermia dependendo das condições climáticas, etc. Portanto, é necessário atenção e seguir à risca as informações que o condutor repassar sobre a segurança no local. Verifique sempre se seu condicionamento físico é compatível com o nível do evento.

Telefones: 55 3317 3400 – 55 98407 1646 (oi e whatsapp) – 55 99692 6796 (vivo).

FANTÁSTICA TRILHA DO CÂNION DO PIRUVA – JÚLIO DE CASTILHOS RS.
682ª Trilha Cânion da Piruva - Júlio de Castilhos RS_60
Cânion da Piruva - Júlio de Castilhos RS 01
O Cânion da Piruva é em parte a divisa natural entre os municípios de Ivorá e Júlio de Castilhos RS. Com cerca de 7,6 Km de extensão é um dos locais mais belos e preservados da região da Quarta Colônia na região central do estado.
663ª Trilha - Cânion da Piruva, acampamento e Cascata Queda Livre - Júlio de Castilhos e Ivorá RS_040
Na boca estreita do cânion os paredões começam com ao menos 50 metros de altura e ganham amplitude até chegar a mais de 250 metros de altura.
Cânion da Piruva - Júlio de Castilhos RS 02

Câmera digital
Almoço ou lanches.
Sacos estanques ou bons sacos plásticos para impermeabilização do conteúdo da sua mochila.
Vestuário: use roupas esportivas de secagem rápida e de cores claras, pois andaremos em locais expostos ao sol. Proteja-se com boné ou chapéu, e óculos escuros com proteção UVA e UVB. Use preferencialmente meias de cano médio ou alto para evitar machucados nos tornozelos. Leve um agasalho para o retorno. Por precaução sempre leve um anoraque (jaqueta impermeável/respirável).
Calçado: Pode-se usar tênis de caminhada ou corrida em bom estado de conservação e que possua solado com grip (aderência).
Mochila: utilize uma adequada aos seus pertences, preferencialmente com alças de ombros largas e se possível com barrigueira e capa de chuva. Leve um repelente contra mosquitos.
Água: recomendo levar pelo menos 1,5 litro em garrafas próprias para atividade física. Pode-se utilizar sistemas de hidratação já que eles são mais práticos durante a atividade física.

Altimetria: aclive acumulado de 426 metros e declive acumulado de 426 metros, portanto, trekking com moderada subida acumulada e descida acumulada.

altimetria
Ponto de menor elevação: 234 metros de altitude. Ponto de maior elevação: 447 metros de altitude. Altitude média: 358 metros.
Inclinação máxima de aclive 45,7%. Inclinação máxima de declive -33,8%.
Média de inclinação aclive/declive: 8,7% e -8,4% respectivamente.